Tangará da Serra ganhará Centro de Tecnologia e Inovação
Estimular o crescimento e competitividade das empresas, adaptado às condições e necessidades locais, assim como oferecer um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos, fundamentado em diversas iniciativas, eventos e oportunidades para se envolver.
Assim será o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação que será construído em Tangará da Serra.
O projeto arquitetônico do espaço foi apresentado nesta quinta-feira, 27, pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ao prefeito Vander Masson. O encontro, acompanhado pela equipe da Seciteci, por diversos secretários municipais e vereadores, assim como sociedade em geral envolvida na iniciativa, aconteceu no Gabinete de Políticas Públicas, na Prefeitura.
A criação de um Centro de Tecnologia e Inovação em Tangará da Serra, segundo o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Sílvio Sommavilla, era meta da atual Gestão Municipal, que está sendo concretizado.
“Um dos propósitos nossos, quando assumimos a secretaria, foi tecnologia e inovação. (…) E esse ambiente foi trabalhado. No início fazíamos reuniões todas as quintas-feiras na Acits [Associação Comercial] para discutir tecnologia e inovação, com a participação das pessoas que sempre gostam e interessadas, das universidades, dos profissionais liberais e da própria sociedade, que participavam e participam. Isso foi criado um grupo, o Conecta Tangará, para que nós pudéssemos crescer”,
relembra, ao explicar que dessas reuniões foi criada uma legislação, que será enviada à Câmara Municipal em breve.
“O primeiro passo já existe, um ambiente favorável, a legislação para normatização e regulamentação de todas as atividades, nos modelos de negócios, processo e produção (…) e agora precisamos criar um local para processar tudo isso e pensamos num Centro de Inovação”,
pontua o gestor.
“Não deixa de ser a realização de uma meta, de um sonho, objetivo da gestão Municipal, mas, muito mais do que isso, devolver para a nossa sociedade a esperança de que a união faz verdadeiramente as coisas acontecerem”.
O Centro de Inovação, padrão ao Estado de Mato Grosso, poderá ser construído junto a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com recursos da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e contrapartida do Município.
“A ideia é que a gente possa voltar aqui em agosto, já com Governador do Estado [Mauro Mendes], com a Assembleia Legislativa, com a Prefeitura e a Câmara e dar a ordem de serviço para essa obra tão esperada aqui em Tangará da Serra”,
finalizou Allan Kardec.
Centro de Inovação de Tangará da Serra será o segundo do Estado
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, está construindo o primeiro Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso. As obras foram retomadas em 2020, após mais de 10 anos paralisadas.
Agora, Governo do Estado e Prefeitura de Tangará se preparam para a construção do segundo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação no município.
O projeto arquitetônico do espaço foi apresentado nesta quinta-feira, 27, pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ao prefeito Vander Masson.
Segundo o secretário, o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação será um espaço colaborativo, onde trabalharão em conjunto com outras instituições, com pesquisas aplicadas e com resultados no mercado tangaraense. “Vamos investir em pesquisa privada, investir em empresas, em startups que topam o desafio de vir para a inovação tecnológica”, afirma.
Depois que iniciada, a expectativa é que em até seis meses seja entregue a obra.
“Nossa expectativa é que, junto com a inauguração do Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, tenhamos o primeiro Centro de Tecnologia e Inovação descentralizado em Tangará”.