Conferência Municipal de Saúde discutiu políticas públicas para o setor

Najabia Wys
Najabia Wys
3 Min Read

Usuários e operadores do sistema público de saúde participaram em grande número da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Tangará da Serra, realizada ao longo do dia 23 de março, no auditório do Centro cultural. Na ocasião, os presentes acompanharam uma palestra proferida pelo professor Josué Souza Gleriano que discutiu pontos específicos e pré-definidos para […]

Usuários e operadores do sistema público de saúde participaram em grande número da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Tangará da Serra, realizada ao longo do dia 23 de março, no auditório do Centro cultural. Na ocasião, os presentes acompanharam uma palestra proferida pelo professor Josué Souza Gleriano que discutiu pontos específicos e pré-definidos para formular as políticas de saúde do país nos próximos anos, como, por exemplo, o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

A organização da Conferência Municipal de Saúde foi feita pela Conselho Municipal de Saúde que realizou o evento apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde. Welington Bezerra, titular da pasta de saúde prestigiou o evento e no seu pronunciamento feito na abertura oficial pontuou as principais ações da atual gestão, destacando a operacionalização do Centro Cirúrgico e os mutirões que a Secretaria de Saúde vem realizando para atender a demanda suprimida, especialmente por causa da pandemia de Covid-19: “Na nossa Unidade de Pronto Atendimento atendemos diariamente mais de 500 pessoas. Temos os mutirões em andamento e toda a rede de atenção básica trabalhando com muito empenho”, disse.

Os outros dois temas da conferência foram apresentados e discutidos pela especialista em gestão pública Patrícia Malheiros: garantir os direitos do SUS e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. No período vespertino, os participantes votaram as propostas colhidas nas pré-conferências, formularam novas propostas e escolheram os representantes de Tangará para a 10ª Conferência Estadual de Saúde – 23 a 26 de maio em Cuiabá.

A Conferência Municipal de Saúde, em razão da referência às celebrações alusivas aos 35 anos da promulgação da Constituição Federal – a constituição cidadã –, a serem completados em 2023, tem como tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. Esta foi apenas a primeira etapa das discussões, onde usuários e operadores do sistema de saúde pública formularam diretrizes que serão pautadas na conferência estadual e, por fim podem chegar à 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho, em Brasília.

Share This Article