Flores de jambeiro enfeitam calçadas em Tangará da Serra (MT)

Najabia Wys
Najabia Wys
3 Min Read

As flores têm quatro pétalas e delas saem vários estames que formam uma espécie de pompom e quando caem no chão vira um cenário digno de fotografias.

Flores de pés de jambo, conhecido como jambeiro, têm enfeitado as calçadas das casas em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Na época da florada, um tapete natural se forma no chão, o que é motivo de orgulho para o aposentado Vitório Brunetto.

As flores têm quatro pétalas e delas saem vários estames que formam uma espécie de pompom e quando caem no chão vira um cenário digno de fotografias.

“As pessoas param, olham e dizem: ‘que árvore mais linda!’, ‘que tapete lindo quando ela floresce’”, contou Vitório.

A árvore também produz frutos. A mulher de Vitório, Lourdes Brunetto, aproveita para fazer suco com a fruta.

“Eu recolho, bato no liquidificador e depois coloco a poupa em ‘saquinhos’, e guardo na geladeira. Ele é um pouco azedo, mas é gostoso”, disse.

Para que a árvore continue florescendo, o aposentado toma alguns cuidados.

“Não deixo as pessoas estacionarem carros altos perto delas, para não encostarem e, quando dá oito dias de seca, eu vou com a mangueira e dou água para ela”, disse.

O jambeiro se desenvolve com facilidade em ambientes com muito sol e pode medir até 20 metros. É considerada uma das árvores mais belas quando floresce.

De acordo com a especialista em botânica Celice Alexandre da Silva, a árvore pertence à família da Mirtácea, que, segundo ela, é da mesma família da jabuticaba, da goiaba, da pitanga e do eucalipto.

“Depois que a flor é visitada pelo polinizador, joga o resto de estames pelo chão e forma esse lindo tapete decorativo”, explica.

Para quem tem interesse em cultivar, Celice explica que a árvore não é adequada para plantio em estacionamentos, pois a queda dessas flores e, até mesmo do fruto, quando caem na lataria do carro, podem deixar manchas e causar maiores prejuízos e, também não se deve plantar debaixo de áreas de redes elétricas.

“Ela é recomendada para plantar em lugares de passeio e para sombreamento”, explica.

Share This Article