BAIXA COBERTURA – SAÚDE REALIZA “BUSCA ATIVA VACINAL” NA ÁREA RURAL DE TANGARÁ

Najabia Wys
Najabia Wys
2 Min Read

No Brasil, as coberturas vacinais vêm caindo desde 2015, colocando o País em alerta para o perigo do retorno de doenças evitáveis. Para a maioria das vacinas, a cobertura vacinal deve alcançar 95% ou mais, para interromper a circulação do agente infeccioso no meio, contudo, esse percentual não está sendo alcançado na maioria dos municípios brasileiros.

O declínio das coberturas vacinais deve-se a muitos fatores, incluindo um número crescente de crianças que vivem em ambientes de vulnerabilidade – onde o acesso à imunização é, muitas vezes, desafiador –, aumento da desinformação e desafios relacionados à covid-19.

Diante do preocupante cenário, a Prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a oferta de imunizantes para a população de Tangará da Serra através da “Busca Ativa Vacinal”, que a partir desta segunda-feira, 29 de maio, inicia uma nova etapa.

A partir desta segunda-feira, equipes da Secretaria de Saúde seguem para a área rural fazendo a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

“A gente vai iniciar novamente a vacinação com a busca ativa vacinal escolar na zona rural. Primeiramente serão essas três escolas, onde levaremos todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente”,
explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero.

O trabalho de imunização inicia nesta segunda-feira na Escola Che Guevara, localizada no Assentamento Antonio Conselheiro, a partir das 8h30. Na quinta-feira, 1º de junho, a vacinação segue no Centro Municipal de Ensino Petrônio Portela, no Distrito de São Jorge; e no dia 6 no CME Jucileide Praxedes, na Gleba Triângulo.

Em todos esses locais, garante a coordenadora, a vacinação será também ampliada aos adultos.

“Então, a comunidade da região também pode se vacinar. Nós teremos a disposição todas as vacinas, inclusive a vacina do Covid-19 e da Influenza”.
Na área urbana, a vacinação segue nas unidades de saúde dos bairros.

Share This Article